Conversa com o engenheiro da prefeitura

23 de abril de 2023

O diálogo abaixo é adaptado de um vídeo de Strong Towns.

Engenheiro: Olá, eu sou o engenheiro de tráfego da prefeitura. Eu soube que você tem algumas dúvidas a respeito das obras rodoviárias previstas para o seu bairro.

Moradora: Sim. Eu soube que vocês planejam melhorar a minha rua. O que isso vai significar para o meu bairro?

E: Nós vamos corrigir deficiências de nivelamento e também problemas no alinhamento existente. Nós também vamos aumentar as áreas livres1 com o objetivo de melhorar os níveis de segurança.

M: Então vocês vão tornar a rua mais segura?

E: Sim, com certeza.

M: E como vocês vão tornar a rua mais segura?

E: Bom, primeiro vamos corrigir deficiências de nivelamento e também problemas no alinhamento existente.

M: O que isto significa?

E: Significa que o nivelamento e alinhamento atuais não cumprem os níveis de segurança e então nós vamos corrigir isso.

M: Quais são os níveis de segurança?

E: Basicamente a rua deve ser plana e reta.

M: Então vocês vão tornar a rua plana e reta?

E: Sim.

M: Como isso melhora os níveis de segurança?

E: Vai permitir que o tráfego flua melhor tornando-o mais seguro.

M: Eu não entendo.

E: Juntamente com corrigir deficiências de nivelamento e alinhamento nós também vamos alargar as faixas de tráfego.

M: O que isso vai causar?

E: Vai melhorar a segurança.

M: Como alargar as faixas de tráfego melhora a segurança?

E: Juntamente com corrigir deficiências de nivelamento e alinhamento, vai permitir que o tráfego flua melhor.

M: O que você quer dizer por permitir que o tráfego flua melhor? Como isso melhora a segurança?

E: Os carros vão poder passar sem se preocupar em bater em coisas e então vai ser mais seguro e por isso nós também estamos aumentando a área livre.

M: O que você quer dizer por aumentar a área livre?

E: Nós vamos remover obstáculos da área livre para melhorar os níveis de segurança.

M: O que é a área livre?

E: É a área em cada lado da rua que devemos manter livre de obstáculos caso algum carro saia da rua.

M: Que tipo de obstáculos?

E: Principalmente árvores.

M: Então vocês vão retirar as árvores da área livre para melhorar os níveis de segurança?

E: Sim, exatamente.

M: Qual o tamanho do área livre?

E: A área livre tem 7 metros em cada lado da rua.

M: 7 metros…isto é todo o meu jardim!

E: Me desculpe, mas para atender os níveis de segurança todos os obstáculos devem ser removidos do área livre.

M: Você entende que meus filhos brincam na área livre?

E: Eu não recomendaria isso, não seria seguro!

M: Mas é seguro hoje. Eu pensei que este projeto serviria para melhorar os níveis de segurança. Como uma rua se torna mais segura se meus filhos não podem brincar nela?

E: Melhorando a rua para torná-la mais segura, permitindo que o tráfego flua melhor.

M: Flua melhor… Os carros só vão ir mais rápido, não é verdade?

E: Nós vamos colocar um limite de velocidade depois de fazer um estudo de velocidade e determinaremos a velocidade segura para a rua.

M: Mas os carros vão devagar hoje, “devagar” é o mais seguro aqui para o meu bairro, onde as crianças brincam no jardim. Como ter uma “pista de corrida” em frente à minha porta melhora os níveis de segurança?

E: Vai melhorar os níveis de segurança, pois o tráfego fluirá melhor.

M: Eu não estou ciente de nenhuma morte ou acidente nesta rua e eu vivo aqui há 30 anos. Você tem conhecimento de alguma morte?

E: Não, não tenho.

M: Eu nem sequer tenho conhecimento de nenhuma ocorrência de acidentes nesta rua. Você tem conhecimento de algum acidente?

E: Não, não tenho.

M: Então porque você diz que a rua não é segura hoje em dia?

E: A rua não é segura porque não atende aos níveis de segurança.

M: Então hoje os carros vão devagar e é seguro, mas você quer nivelar a rua, endireitar a rua, alargar a rua e remover todas as árvores, para os carros poderem ir mais rápido e depois colocar um limite de velocidade para então eles irem mais devagar. E você diz que isso é mais seguro?

E: Sim. Vai atender os níveis de segurança e por favor entenda que há projeções de elevado crescimento de tráfego para a sua rua.

M: O que você quer dizer: projeções de elevado crescimento de tráfego?

E: Nós projetamos que muitos carros irão passar por esta rua nos próximos anos.

M: Por que muitos carros irão passar por esta rua? Ela é pequena e estreita e de baixa velocidade.

E: Por causa disso que devemos melhorá-la, para se enquadrar nos padrões de segurança.

M: Isso não vai simplesmente encorajar mais pessoas a usá-la?

E: Nós já prevemos isso e vamos adicionar 2 faixas de tráfego para comportar os futuros carros.

M: Vocês vão acrescentar mais 2 faixas?

E: Sim.

M: Para carros?

E: Sim. 2 faixas a mais vão permitir que a rua se enquadre nos níveis de segurança.

M: Deixe-me ver se entendi: você projeta um elevado crescimento no tráfego sendo que não há quase nenhum hoje e vai aumentar a rua para comportar este tráfego. Assim você não está simplesmente encorajando mais pessoas a dirigir?

E: Não. Nós estamos antecipando o crescimento e precisamos fazer esses melhoramentos para dar conta do crescimento.

M: E onde esse crescimento vai ocorrer?

E: O novo crescimento ocorrerá na zona livre de impostos.

M: E onde é essa zona livre de impostos?

E: A zona livre de impostos é na periferia da cidade.

M: Que tipo de crescimento vai ocorrer na zona livre de impostos na periferia da cidade?

E: Há propostas para uma mercearia, um restaurante drive-thru e um posto de combustível.

M: OK, mas eu vou à mercearia aqui do bairro no outro lado da rua e eu como no restaurante subindo o quarteirão e eu não dirijo muito, logo não preciso de outro posto de combustível.

E: Sim, nós sabemos, por isso nós planejamos uma passagem pedonal aérea para este quarteirão.

M: O que é uma passagem pedonal aérea?

E: É uma ponte que lhe vai permitir atravessar a rua em segurança.

M: Mas eu posso atravessar a rua em segurança agora! Meus filhos podem atravessar a rua com segurança agora! Porque eu irei precisar de uma passagem pedonal aérea?

E: Com 4 faixas de tráfego você não vai conseguir atravessar a rua sem atrasar o tráfego. E atrasar o tráfego não seria seguro.

M: Mas eu não vou conseguir empurrar o meu carrinho de bebê na passagem pedonal aérea toda vez que eu quiser atravessar a rua para comprar leite! Como isso me beneficia?

E: Você se beneficiará com a arrecadação extra de imposto proveniente do novo crescimento.

M: Mas o novo crescimento não é numa zona livre de impostos? Com quanto eles vão contribuir de impostos?

E: Nada atualmente, mas em 10 a 15 anos eles vão contribuir muito com impostos.

M: Por que nós vamos fazer um investimento que não vai começar a se pagar em 10 a 15 anos? Até lá a mercearia vai virar numa Loja de 1,99 e haverá uma outra zona livre de impostos.

E: Se nós não provermos os subsídios e não investirmos no melhoramento das ruas o crescimento não irá acontecer. Sem crescimento a cidade pode morrer.

M: Mas se eu não puder atravessar a rua a pé até a mercearia ela irá fechar. Se eu não puder caminhar até ao restaurante ele irá fechar. Ninguém vai querer comprar minha casa com uma auto-estrada à porta. Você se importa que o meu bairro está morrendo?

E: Sim, é por isso que nós estamos investindo em novo crescimento, é por isso que estamos melhorando a rua.

M: Mas afinal quanto vai custar esta obra?

E: O custo total do projeto é de 9 milhões de dólares.

M: 9 milhões de dólares…nossa cidade está falida, nós não temos dinheiro para manter a iluminação pública à noite, nós despedimos 4 bombeiros e metade da força policial. De onde vamos tirar 9 milhões de dólares?

E: 7 milhões de dólares são do governo estadual e federal. Os outros 2 milhões de dólares serão coletados das propriedades beneficiadas pelo projeto.

M: O que isso significa: coletados das propriedades beneficiadas pelo projeto?

E: Significa que as propriedades que se beneficiam irão pagar uma parcela dos custos do projeto.

M: Quem se beneficia do projeto?

E: Todo mundo que está nesta rua.

M: Calma. Você está dizendo que eu me beneficio do projeto e irei pagar uma parte?

E: Sim. Você é um dos proprietários beneficiados que terão de contribuir com o projeto.

M: Você deve estar de brincadeira! Eu tenho uma rua calma e sossegada hoje em dia. Meus filhos podem brincar no jardim e é seguro. Eu posso caminhar até a mercearia do outro lado da rua e ao restaurante e é seguro! Para tornar mais seguro vocês vão nivelar, alargar e endireitar minha rua e acrescentar mais duas faixas de tráfego. Isso é feito por causa das projeções de tráfego porque queremos novo crescimento na zona livre de impostos na periferia da cidade. E enquanto meu bairro se degrada e a minha casa perde valor, você ainda me obriga a pagar uma parte!

E: Me desculpe, mas as projeções necessitam de 4 faixas de tráfego e nós devemos cumprir os níveis de segurança.

M: E você se pergunta porque nosso país está falido! Nós precisamos parar com esses absurdos e começarmos a construir cidades fortes!

1Área livre (clear zone) inclui o acostamento e eventuais canteiros laterais e drenagem.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Caos Planejado.

Compartilhar:

Engenheiro civil, Doutor em Sistemas de Transportes. Consultor de mobilidade, logística e transportes com 10 anos de experiência. (schlickmannmarcospaulo@gmail.com)
VER MAIS COLUNAS