O elitismo classista e o transporte público no Brasil
O transporte é uma atividade meio e, para exercer sua função, é necessário que esteja disponível com equidade para todas as classes sociais.
Confira quais foram os episódios mais ouvidos do nosso podcast em 2023
2 de janeiro de 2024Para fechar a nossa retrospectiva desse ano que se passou, hoje veremos quais foram os episódios mais ouvidos do nosso podcast em 2023.
O podcast do Caos Planejado conta com entrevistas exclusivas com especialistas em urbanismo e arquitetura, além de uma rede de ouvintes e seguidores que cresce à cada ano. Os episódios estão disponíveis nas principais plataformas de áudio.
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Entre soluções verdes e “cinzas”, a drenagem urbana nas cidades brasileiras ainda se mostra aquém dos desafios do nosso clima. Buscando aprofundar esse debate, recebemos neste episódio Beatriz Codas.
Como foi a chegada e estabelecimento da Uber no Brasil? Qual o impacto observado sobre a mobilidade dos brasileiros? Quais os objetivos e o funcionamento da Jump Bike, nova operação de bikes elétricas da Uber? Neste episódio recebemos Gui Telles, responsável pela chegada da Uber no Brasil, hoje a frente do Jump Bikes no mundo.
Neste episódio recebemos Isay Weinfeld, para compartilhar um pouco da sua vasta vivência atuando como arquiteto e urbanista em diferentes cidades do mundo.
A fim de compreender como as decisões arquitetônicas e urbanísticas têm impacto sobre o complexo problema da segurança urbana, recebemos os especialistas Gustavo Caleffi e Percival Barboza.
Para conversar sobre o que são cidades responsivas e quais suas ferramentas e políticas urbanas, recebemos Flávia Tissot, Luciana Fonseca e Rodrigo Rocha, do Responsive Cities Institute.
Para compreender a relevância do trabalho de Jane Jacobs para o urbanismo e aprofundar seus principais conceitos, recebemos Bianca Tavolari e Vinicius Netto.
Esses foram os episódios mais ouvidos do podcast Caos Planejado em 2023. Desejamos a todos um próspero ano novo e que possamos continuar ampliando o olhar sobre as nossas cidades cada vez mais e mais.
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Quero apoiarO transporte é uma atividade meio e, para exercer sua função, é necessário que esteja disponível com equidade para todas as classes sociais.
Belo Horizonte foi uma capital planejada inaugurada em 1897. Seu projeto se destacou por suas ruas alinhadas e obras de infraestrutura. Porém, ao longo de seu desenvolvimento, a cidade enfrentou desafios devido à segregação social e à inadequação do plano urbanístico à topografia.
As regras e decisões sobre o planejamento das localidades afetam como as pessoas irão usar e ocupar os espaços urbanos. Lugares com pouca gente nas vias públicas e sem infraestrutura passam um sentimento maior de insegurança e tendem a registrar índices de criminalidade mais elevados. Rever leis de zoneamento e o design dos municípios, em conjunto com outras medidas, podem contribuir para mudar esse cenário e trazer mais segurança as cidades.
A partir de diversos dados, a pesquisa Supply Skepticism Revisted, da NYU, busca analisar e responder às preocupações dos que acreditam que um aumento na oferta de moradia não diminui o crescimento dos preços dos aluguéis.
Confira nossa conversa com Tomas Alvim sobre o Laboratório Arq.Futuro de Cidades e as prioridades para as cidades brasileiras.
São Luís carece de infraestrutura ciclística, refletindo uma cultura e políticas urbanas que favorecem o uso do carro. Para mudar essa realidade, é essencial priorizar uma abordagem mais sustentável e humana para a mobilidade urbana na cidade.
O aumento dos preços em Osasco não está ligado diretamente à verticalização, mas à oferta inadequada para a crescente demanda populacional.
O segredo do urbanismo denso e de uso misto.
O Centro Histórico de Porto Alegre enfrenta desafios de zeladoria e alta vacância imobiliária. Iniciativas de revitalização são positivas, mas insuficientes para endereçar os variados problemas. Um mapeamento abrangente é crucial para solucionar a situação.
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