O elitismo classista e o transporte público no Brasil
O transporte é uma atividade meio e, para exercer sua função, é necessário que esteja disponível com equidade para todas as classes sociais.
No capítulo "Eliminação da Exigência de Vagas de Estacionamento", cometemos um erro de digitação que impactou diretamente na interpretação do conteúdo.
5 de junho de 2019No capítulo “Eliminação da Exigência de Vagas de Estacionamento”, do Guia de Gestão Urbana, o autor e editor do Caos Planejado, Anthony Ling, escreve:
“Caso o The Shard fosse construído, por exemplo, em Porto Alegre, ele deveria contar com cerca de 22 mil vagas de garagem, que exigiria uma área construída maior que a do próprio edifício apenas para guarda de veículos.”
No entanto, o correto é que a área seria de cerca de 2,2 mil vagas. Este erro surgiu, provavelmente, de um typo que viria a omitir a vírgula do número 2,2 mil.
Evidentemente que 2.200 é um número significativamente maior que as 48 vagas de garagem do The Shard, mas tamanho erro não é justificável para provar o ponto do texto. Prezamos pela coerência, veracidade e acurácia dos fatos, e aqui reconhecemos o erro e pedimos desculpas pelo ocorrido.
Embora o Guia de Gestão Urbana tenha sido revisado por diversos especialistas antes e depois da sua publicação, apenas agora este erro veio à tona. Desde então nossa política de checagem de dados já se tornou mais robusta mas, mesmo assim, este episódio nos levará a revisar nossos procedimentos de checagem e edição.
Já entramos em contato com a editora do livro, atualizamos a versão para download e editamos a versão publicada em forma de artigo no site Caos Planejado.
Somos um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de trazer o debate qualificado sobre urbanismo e cidades para um público abrangente. Assim, acreditamos que todo conteúdo que produzimos deve ser gratuito e acessível para todos.
Em um momento de crise para publicações que priorizam a qualidade da informação, contamos com a sua ajuda para continuar produzindo conteúdos independentes, livres de vieses políticos ou interesses comerciais.
Gosta do nosso trabalho? Seja um apoiador do Caos Planejado e nos ajude a levar este debate a um número ainda maior de pessoas e a promover cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.
Quero apoiarO transporte é uma atividade meio e, para exercer sua função, é necessário que esteja disponível com equidade para todas as classes sociais.
Belo Horizonte foi uma capital planejada inaugurada em 1897. Seu projeto se destacou por suas ruas alinhadas e obras de infraestrutura. Porém, ao longo de seu desenvolvimento, a cidade enfrentou desafios devido à segregação social e à inadequação do plano urbanístico à topografia.
As regras e decisões sobre o planejamento das localidades afetam como as pessoas irão usar e ocupar os espaços urbanos. Lugares com pouca gente nas vias públicas e sem infraestrutura passam um sentimento maior de insegurança e tendem a registrar índices de criminalidade mais elevados. Rever leis de zoneamento e o design dos municípios, em conjunto com outras medidas, podem contribuir para mudar esse cenário e trazer mais segurança as cidades.
A partir de diversos dados, a pesquisa Supply Skepticism Revisted, da NYU, busca analisar e responder às preocupações dos que acreditam que um aumento na oferta de moradia não diminui o crescimento dos preços dos aluguéis.
Confira nossa conversa com Tomas Alvim sobre o Laboratório Arq.Futuro de Cidades e as prioridades para as cidades brasileiras.
São Luís carece de infraestrutura ciclística, refletindo uma cultura e políticas urbanas que favorecem o uso do carro. Para mudar essa realidade, é essencial priorizar uma abordagem mais sustentável e humana para a mobilidade urbana na cidade.
O aumento dos preços em Osasco não está ligado diretamente à verticalização, mas à oferta inadequada para a crescente demanda populacional.
O segredo do urbanismo denso e de uso misto.
O Centro Histórico de Porto Alegre enfrenta desafios de zeladoria e alta vacância imobiliária. Iniciativas de revitalização são positivas, mas insuficientes para endereçar os variados problemas. Um mapeamento abrangente é crucial para solucionar a situação.
COMENTÁRIOS