O elitismo classista e o transporte público no Brasil
O transporte é uma atividade meio e, para exercer sua função, é necessário que esteja disponível com equidade para todas as classes sociais.
Grandes manchas urbanas, temperaturas elevadas, relevos bastante acidentados, falta de segurança… Quais são os caminhos para promover o uso das bicicletas como alternativa de mobilidade nas cidades brasileiras?
26 de novembro de 2020Para aprofundar o tema, neste episódio recebemos Glaucia Pereira, fundadora da Multiplicidade Mobilidade Urbana e diretora e integrante da Cidadeapé, e Rosa Félix, investigadora em mobilidade urbana em bicicleta do laboratório U-Shift.
Nascida em São Paulo, Glaucia Pereira é especialista em mobilidade urbana. É bacharel em Física pela USP e mestre em Administração de Empresas com ênfase em métodos quantitativos, também pela USP. Tem treze anos de experiência em mobilidade urbana, sendo dez deles na área de pesquisa da CET, a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo. É fundadora da Multiplicidade Mobilidade Urbana e foi diretora e é integrante da Cidadeapé – Associação pela mobilidade a pé em São Paulo.
Nascida em Lisboa, Rosa é investigadora em mobilidade urbana em bicicleta do laboratório U-Shift. É doutorada em Sistema de Transportes pelo Instituto Superior Técnico, e foi visiting scholar na Portland State University. Participou da elaboração do Plano de Mobilidade Ciclável da Câmara Municipal de Loulé, e na integração da Rede EuroVelo em Portugal. Colabora na Cicloficina dos Anjos, uma oficina comunitária de bicicletas e em projeto com a Câmara Municipal de Lisboa.
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Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030
Mercado de Bicicletas no Brasil
Menos carros elétricos, mais bicicletas e ônibus elétricos
Mapa de Declives de Rede Viária
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Quero apoiarO transporte é uma atividade meio e, para exercer sua função, é necessário que esteja disponível com equidade para todas as classes sociais.
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